sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cursos na Casa do Artesão

A Casa do Artesão oferecerá no mês de agosto vários cursos para iniciantes e/ou artesãos que queiram reciclar os conhecimentos. Quem não puder comprovadamente pagar, terá direito à bolsa. O Curso de Cerâmica terá início no dia 04 de agosto (manhã e tarde) – artesão: prof. Dufu (Delvanir Ferreira). A artesã Soraya Sanches vai oferecer, a partir do dia 17 de agosto, os cursos de pintura européia Bauernmalerei (Bauer), pintura especial em madeira, latão, ferro etc., com flores campestres e curso de pintura estilo barroco mineiro (feita em madeira, latão, ferro, gesso, com flores, arabescos com envelhecimento e douração). Este é vespertino, início às 13h30.

Memória do Clube 13 de Maio



O arquivo doado à Secretaria de Cultura contando um pouco da história do Clube 13 de Maio vem passando por processo de separação e guarda, deverá ser higienizado e ganhar tratamento museológico. A especialista Enimar Maria do Carmo é quem vem prestando este serviço fundamental à preservação da memória da cultura negra em Jataí.

Programa de Exposições do MAC para 2010

Inscrições a partir de 03 de agosto

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Expressão plástica para crianças no MAC

Todas quintas-feiras, nos períodos matutino e vespertino, acontecem os cursos de expressão plástica para crianças: história da arte, desenho, pintura, xilogravura, modelagem com argila e intervenção urbana. Crianças são mais saudáveis se se expressam pela arte. Para adultos, os horários são quarta de manhã e quinta à noite.




segunda-feira, 27 de julho de 2009

Gibiteca e Caixa de Leitura

A Biblioteca Pública vai abrir a Sala Infantil neste mês de agosto. Enviará convite às creches e CEMEIs para que os professores agendem com a biblioteca estas visitas à Sala Infantil, onde temos uma gibiteca, vídeos e casinha de fantoches. O número para agendar é 3632-4140.

A Caixa da Leitura, projeto de biblioteca itinerante que funcionou durante algum tempo, vai ser reativada agora. Isto significa que uma Caixa com inúmeros livros infantis poderá ser retirada e levada à Creches, CEMEIs e escolas municipais, que se responsabilizam por utilizar este material com as crianças durante pelo menos uma semana, a depender da agenda prévia. O telefone de contato é o mesmo.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Oficina do CINE+CULTURA em BH

A Oficina de Capacitação do Cine+Cultura, onde estão os nossos representantes, tem oferecido também suporte ao processo de implantação do Cineclube Nelson Pereira dos Santos, mesmo à distância. A partir deles, estamos fazendo contato com a família para possibilitar a presença do prestigiado diretor.







Dançarinos no CCBTF

Axé, street dance, hip hop, dança de salão, quadrilha, dança contemporânea, catira, capoeira: o auditório do Centro Cultural reuniu grupos de dança e dançarinos-solo para discutir com o SEBRAE-Empreender alternativas para o associativismo em dança. É uma primeira possibilidade também de se iniciar o processo de fortalecimento da categoria em Jataí. Próxima reunião também no Auditório do CCBTF dia 04.08.09 às 19:30h.


Lançamento do livro Desbravadores de Sertões - Saga e genealogia dos Garcia Leal, do escritor Élio Barbosa Garcia, apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul e Secretaria Municipal de Cultura. Estão todos convidados. Local: Centro Cultural Basileu Toledo França, av. Goiás, 1433, dia 25 de julho, sábado, às 20 hs.


terça-feira, 21 de julho de 2009

Em breve Edital da Lei de Incentivo à Cultura

Lei de Incentivo à Cultura. Para ler documento no scribd clique no quadradinho à direita e depois utilize as teclas - e + para o zoom

Camisetas do Cineclube

O Cineclube Nelson Pereira dos Santos será inaugurado no primeiro sábado de agosto e as pessoas que gostam de cinema e queiram prestigiar o cineclube podem adquirir camisetas ou pedir sua confecção, a preço de custo. A branca custa 13 reais e a amarela, R$ 16. Algumas já estão disponíveis no Museu Histórico e também na Secretaria de Cultura. O filme de inauguração será Rio 40 Graus, que Nelson Pereira dos Santos produziu em 1955. Sem Rio 40 Graus, o cinema brasileiro não seria o mesmo.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

8º Salao Nacional de Artes

O Museu de Arte Contemporânea lançou a 8ª edição do Salão Nacional de Artes, o único em Goiás. Foram ao todo mais de 300 inscrições de todo o país e 28 selecionados. A exposição fica aberta ao público até 28 de agosto no MAC.










Lançamento do Boletim do Museu - 15 anos

O Museu Histórico de Jataí comemorou 15 anos de fundação. Entre as atividades como visitas monitoradas, passeio a Gruta do Diogo, palestra de arqueologia goiana, o lançamento do Boletim do Museu, a mais tradicional publicação que temos na área de ciências humanas em Jataí.



Jataí ganha ponto de exibição do CINE+CULTURA

A Secretaria de Cultura comemora o resultado da seleção do Ministério da Cultura para instalação e apoio a atividade cineclubista, que foi divulgado no dia 10 de junho. O projeto da Associação de Amigos do Museu Histórico em parceria com a Secretaria foi o terceiro colocado num edital que selecionou 100 projetos. Assim, o Museu Histórico abrigará em breve o Cineclube Nelson Pereira dos Santos que terá pelo menos uma sessão de cinema semanal. De 20 a 25 de julho acontece em Belo Horizonte a oficina de capacitação oferecida pelo Programa Cine+Cultura aos dois associados, Vanderlei Júnior e Murilo Martins, que viajam neste domingo. O Cineclube será inaugurado dia 1 de agosto.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

I Feira da Cultura Negra







Na tarde de 13 de maio último foi instalada a I Feira da Cultura Negra em Jataí, evento que reuniu artistas, culinária e moda na Praça do Olho d'Água e contou com grande afluência de pessoas de várias partes da cidade. A Feira deve se tornar permanente.

Biblioteca renovada

A Biblioteca Pública vem fazendo um cuidadoso trabalho para melhoria do seu acervo. A primeira ação foi elaborar um Documento de Política de Desenvolvimento do Acervo e a constituição de uma Comissão de Acervo, em fase de implantação, que será responsável por estabelecer as regras de seleção, aquisição e desenvolvimento do acervo. Um importante trabalho já vem sendo feito de limpeza e de melhorias no acesso do público aos livros. Em breve deve ser anunciada a extensão de seu horário de funcionamento, para atender trabalhadores e estudantes-trabalhadores, que tem dificuldade em frequentar a biblioteca no horário comercial.


Complexo cultural Basileu Toledo França e Parque do Olho d'Água

Uma das primeiras iniciativas da Secretaria de Cultura foi elaborar um projeto propondo que o Centro Cultural - CCBTF e a Mata do Olho d'Água sejam finalmente espaços complementares. A Mata é importante referência histórica e afetiva para a cidade e, nos últimos anos, sofreu com depredação de seus mananciais e de sua flora. Ali devem ser construídos tablado para apresentações artísticas, quiosques e passarelas. No projeto, o Centro Cultural seria o Portal de entrada para a Mata que é, inclusive, um dos bens tombados pelo município na gestão anterior do atual prefeito.
A mata do Olho d'Água já foi açude, serviu como local de moradia, foi banheiro improvisado no´início do século XX e banheiro público azulejado... comportou até mesmo um pequeno e único zoológico da cidade.

O projeto da Secretaria sugere aproveitar a estrutura da caixa-d'água para construir um observatório de pássaros. O projeto já está em análise por uma grande empresa da região, que deve apoiar esta instalação de um novo espaço de cultura e lazer na cidade.

Novos espaços no Centro Cultural - CCBTF

Reformas importantes estão acontecendo, criando-se novos espaços no Centro Cultural - CCBTF e Biblioteca Pública Dante Mosconi. O Centro está sendo equipado com salão de eventos a partir da recolocação das cabines de leitura individuais em área reservada a este fim; vem sendo montada a Sala de Coleções Especiais para que o acervo doado por Basileu Toledo França seja finalmente exposto em local adequado...

A biblioteca ganhou uma nova Sala Infantil para o acervo da gibiteca e onde deve ser instalada,a partir de convênios, uma brinquedoteca para atender a professoes e crianças da rede de ensino...


O antigo auditório que não era fechado agora recebeu também cerca de 75 poltronas do antigo Cine Imperador. O espaço se transformou em outro local, pequeno, aconchegante, para eventos menores, que devem começar agora em agosto.







quarta-feira, 15 de julho de 2009

Movimentos sociais pela valorização da cultura negra

O movimento negro foi reinstalado em Jataí, tem-se reunido com o apoio da Secretaria de Cultura, que recebeu recentemente durante a I Feira da Cultura Negra (dia 13 de maio, na praça do Olho dÁgua), importantes arquivos da comunidade negra relativos por exemplo à fundação do Clube 13 de maio, marco de resistência e de importante luta pela emancipação do povo negro. Esse material passará por tratamento adequado e deverá ser incorporado ao acervo do Centro Cultural Basileu Toledo França, onde deverá ser digitalizado para acesso de pesquisadores.




27 de março - Dia mundial do teatro




NO dia mundial do teatro, um encontro com trabalhadores da saúde para falar de como o teatro pode ser uma importante ferramenta na prevenção de doenças. Foi ocasião também para reunir com quem faz teatro em Jataí.




As pessoas se encontraram para discutir cultura no IFE











Documento da Política Municipal de Cultura 2009


A Secretaria Municipal de Cultura lançou o Documento Cultura de Todos - Política Municipal de Cultura em Jataí com as diretrizes e estratégias básicas das ações da secretaria. O texto foi apresentado em sessão pública no Auditório do IFE, dia 07 de março e pode ser acessado aqui