quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Edital do IV Concurso de Poesias

O Museu Histórico de Jataí institui o IV Concurso de Poesias com o tema “JK - 55 anos do Comício em Jataí”. Concurso direcionado à comunidade escolar e público geral da cidade de Jataí que deverão enviar suas poesias, de acordo com o tema proposto. Dentro dos propósitos gerais do Museu de estreitar a relação comunidade/museu, este projeto tem por finalidade despertar o interesse pela história e vida política de JK, o qual realizou o comício de campanha a presidência em 03 de Abril de 1955 em Jataí. clique aqui e leia o edital.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

9º Salão Nacional de Artes

Clique aqui é leia o regulamento e preencha a ficha de inscrição.


segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Oficina de Frotagen no MAC

Foi realizado no MAC dia 21 fevereiro domingo uma Oficina de Frotagem com a presença de varias crianças que aprenderam essa técnica.

A definição da palavra “Frotagem” (de frotter, que significa “esfregar”) é de origem francesa e por ser um recurso gráfico bem espontâneo, nos proporciona criar belos e inusitados efeitos plásticos. A técnica foi usada pela a primeira vez pelo o pintor, desenhista, escultor e escritor alemão Max Ernest (1891 – 1976), um dos fundadores do movimento “Dada” e posteriormente um dos grandes nomes do Surrealismo. Consiste em colocar um uma folha de papel sobre uma superfície áspera e esfregá-la, pressionando-a com um bastão de cera até a textura aparecer.

(Fotos: Clara Lima)

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Restaurado o Casarão do Senhor Condorcé

Na manhã desta sexta-feira, dia 19 de fevereiro, o prefeito Humberto Machado, acompanhado do Secretário de Cultura Marquinho Carvalho, do Secretário de Obras Tales Augusto e do presidente da Câmara de Vereadores Gênio Eurípedes, devolveram as chaves do casarão da família do senhor Condorcé que foi totalmente restaurado pela prefeitura de Jataí.

O evento contou com a participação de autoridades municipais, amigos, filhos, netos e bisnetos do senhor Condorcé e de sua esposa Cilene. O casarão situado na esquina da rua Zeca Lopes com José Pereira Rezende foi tombado em 11 de julho de 2000. Há quase três anos o casal estava morando de aluguel pago pela prefeitura aguardando a restauração de sua moradia para poderem retornar. A Secretaria da Cultura se movimentou bastante durante o ano de 2009 com o intuito de viabilizar o projeto de restauração e encontrou apoio fundamental do prefeito Humberto Machado e empenho do Secretário de Obras Tales Augusto na realização das obras.

A entrega deste casarão restaurado é um marco na gestão da atual administração municipal e da secretaria de cultura no sentido de reafirmar o compromisso de Humberto Machado e Marquinho Carvalho com a preservação do patrimônio histórico de Jataí.
(Fotos: Lasca Bomba)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Vendaval e Chuva Acabaram com a Ciranda Cultural


Comunicado da Secretaria Municipal de Cultura de Jataí

No primeiro dia da 1ª Ciranda Cultural do Cerrado em Jataí, por volta das 16 horas, ocorreu um forte vendaval seguido de uma chuva intensa na região do Lago Diacuí que danificou parte do equipamento de som e várias tendas onde oconteceriam as palestras e oficinas. A organização do evento decidiu cancelar os shows que seriam realizados a noite e transferir essas apresentações para o dia seguinte. Todavia, numa reunião entre a produção do evento, artistas, secretário municipal de cultura e um técnico do Ministério do Turismo, recebemos a comunicação de que o ministério não permitiria que a Ciranda acontecesse em apenas um dia. A ordem era o seu cancelamento e a remarcação da mesmo para outra data.

Toda equipe da Secretária de Cultura lamentou bastante o cancelamento da Ciranda, entretanto, nos consolamos com a determinação de que o evento aconterá em outra data. Agradecemos a todos o apoio e nos desculpamos com aqueles que, por ventura, não ficaram sabendo a tempo através da imprensa sobre o cancelamento e se dirigiram ao Lago Diacuí. (fotos: Fredox e Altamiro Fernandes)

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Tecedeiras e fiandeiras aprovam projeto no MINC




A Secretaria de Cultura comemora o resultado do Edital Culturas Populares do Ministério da Cultura. O projeto de apoio ao Mutirão das Tecedeiras e Fiandeiras do Museu Histórico foi aprovado e nossas artesãs receberão R$ 10.000 para desenvolver suas atividades.

Confira os aprovados aqui

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010


1ª Ciranda Cultural do Cerrado de Jataí

O Projeto Ciranda Cultural do Cerrado é realizado pelo Instituto Brasil Central (IBRACE)
, Ministério do Turismo (via emenda parlamentar do deputado federal Pedro Wilson) e conta com o apoio da Prefeitura de Jataí através da Secretaria Municipal de Cultura.

O Ciranda Cultural do Cerrado é um projeto itinerante e tem como objetivo a defesa do cerrado como patrimônio nacional e a promoção do turismo sustentável que promova a cultura regional. O projeto promoverá um movimento em prol de assinaturas para aprovação da PEC 115/95 - que coloca o cerrado e a caatinga como patrimônio nacional.

A estrutura do evento compreende oito tendas fixas e um palco, nas quais acontecem todas as atividades do projeto, tais como: oficinas, palestras, mostra de vídeo, oficina de culinária, exposição de arte e bioma do Cerrado, além de diversos shows com artistas de Jataí, Goiânia e de outras regiões.

O evento acontecerá nos dias 5 e 6 de fevereiro. As atrações no primeiro dia da Ciranda, sexta-feira, começam a partir das 14 horas e se encerrarão às 23h30. Já no segundo dia, sábado, as oficinas, exposições e demais atrações terão início às 10 horas e se estenderão até as 23h30.

Todas as palestras, oficinas e shows serão gratuitos. Portanto, a Secretaria Municipal de Cultura tem a imensa alegria de convidar a população de Jataí para prestigiar esta bela Ciranda Cultural em celebração a
arte e a preservação do cerrado.

video

PRÓXIMAS OFICINAS NO MAC

OFICINAS PARA CRIANÇAS - RECICLARTE - GRATUITAS:


  • CONSTRUÇÃO DE OBJETOS - 06/02
  • MOSAICO DO CERRADO - 13/02
  • FROTAGEM COM INTERFERÊNCIA - 20/02
  • COLAGEM MONOCROMÁTICA - 27/02

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Oficina de Performance para Crianças



O MAC realizou no sábado passado, dia 30, a oficina de performance para crianças. A linguagem artística "PERFORMANCE", envolve o corpo do artista como objeto de arte, a efemeridade da ação e a participação não só intelectual e emocional, mas física do indivíduo. Geralmente segue um "roteiro" e nesta oficina foi o "Espelho" e a "Porta", onde as crianças tiveram a liberdade de expressar através do movimento, todos envolvidos numa ação. O registro da performance é mantido através de fotografias e vídeos.