quarta-feira, 31 de março de 2010

Cinema para crianças




Os filmes do próximo sábado no Cineclube (prédio da biblioteca pública) são todos dedicados ao público infantil, a partir dos 7 anos, e adolescente. São obras premiadas pelo Ministério da Cultura. Sábado, 3 de abril, às 20h.

■As coisas que moram nas coisas
Bel Bechara e Sandro Serpa, São Paulo, 2006
■Cada um com seu cada qual
FLAVIA CASTRO, RJ, 2006
■Malasartes vai à feira
Eduardo Goldenstein, rj, 2004
■Meus amigos chineses
Sergio Sbragia, RJ, 2006
■Na pista do apito
Daniel Chaia, SP, 2008
■O homem que bota ovo
Rafael Conde , MG, 2006
■O sapo
Adolfo Sarkis, Rj, 2006
■Tratado de Liligrafia
Frederico Pinto , RS, 2008

Tempo total aproximado do programa: 113 minutos.

Livro do Tombo VII




Casa situada à Av. Goiás esq. com Anhanguera é um dos belos exemplos da arquitetura da década de 20 tombados pela administração municipal; como se vê no frontispício foi fundada em 1928.

terça-feira, 30 de março de 2010

Sarau de Poesias no Museu Histórico




O Museu Histórico de Jataí e a Secretaria de Cultura convidam para o VII Sarau de Poesias do Museu e para a premiação do IV Concurso de Poesias do Museu, que este ano teve como tema os 50 anos de Brasília.
Data: 30 de março
Horário: 20h

Foram vencedores do concurso:
Menção honrosa: Poesia "JK de mãos dadas com o povo jataiense", de Daniela Gomes de Lima, escritora;
3º lugar - Poesia "JK", de Stefany Lourraine Melo, da Escola Estadual Alcântara de Carvalho;
2º lugar - Poesia "Jataí: sede de um sonho chamado Brasília", de Ana Clara Alves de Barros, do 9 ano do CESUT;
1º lugar - Poesia "Presente de ontem", de Aline Silva Gascon, contabilista.

Fragmentos, Exposição de fotografias



Com curadoria de Weimer Carvalho, o MAC abre nesta quarta-feira, dia 31 de março, a exposição de fotografias Fragmentos, de Izaltino Guimarães, que poderá ser vista até 30 de abril.

Oficina de entalhe



As crianças participaram da oficina de entalhe em madeira no sábado último no MAC

sexta-feira, 26 de março de 2010

quarta-feira, 24 de março de 2010

Selecionados trabalhos de 11 artesãos


O Programa de Artesanato Brasileiro – do governo federal – é desenvolvido em cada Estado no âmbito das Secretarias de Indústria e Comércio. Cada Estado faz uma curadoria, uma espécie de avaliação do artesanato local com os fins de divulgar, expor e comercializar em lojas, eventos, salões, inclusive no Salão Nacional do Artesanato que acontece todos os anos em São Paulo. A Secretaria de Cultura, a partir do empenho de seu secretário junto à Secretaria de Indústria e Comércio Estadual, onde fez o convite para virem conhecer nosso artesanato, e ainda a presença da diretora da Casa do Artesão ano passado no Salão Nacional, possibilitou que tivéssemos a presença segunda-feira da curadora Magali Gomes Carvalho. A boa notícia é que foram aprovados os trabalhos de 11 de nossos artesãos que fazem parte agora do Programa e veem aumentar sua chance de divulgar e comercializar seu trabalho em eventos de natureza nacional e mesmo internacional. Parabéns aos selecionados.

terça-feira, 23 de março de 2010

Poesia no Museu


Encerradas as inscrições ao IV Concurso de Poesia do Museu Histórico. Foram ao todo 92 inscrições e o resultado deve sair nos próximos dias.

segunda-feira, 22 de março de 2010

doação de poltrona


Seu Isidoro Soares Mendes, filho do seu Aparício, doou hoje para o Centro Cultural Basileu Toledo França uma das poltronas do antigo Cine Avenida. A peça data do início da década de 40, tem portanto 70 anos, e fará parte agora do acervo que resgata o cinema em Jataí. Belo gesto que engrandece a cidade.

Houve homenagem aos antigos donos de cinema, através dos familiares, dª Vanda, seu Isidoro e Luis Rezende

video

Sucesso na estreia do cineclube

oficina para crianças



Oficina de concreto celular no sábado no MAC.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Programação Cineclube

quinta-feira, 18 de março de 2010

Cineclube


Nesta sexta-feira o Cineclube Nelson Pereira dos Santos será inaugurado com a presença de convidados. No sábado, às 20h, com entrada franca, o filme Rio 40 Graus, do diretor que dá nome ao cineclube, será aberto à comunidade, assim como todos os sábados seguintes. A programação dos próximos fins de semana já está disponível em www.culturajatai.com.br, e em cartazes que serão fixados pela cidade.

terça-feira, 16 de março de 2010

Grafismo indígena



As crianças fizeram arte-grafismo de inspiração indígena neste sábado último no MAC.

Convite para palestra com artesãos


A casa do Artesão e a Secretaria Municipal de Cultura convidam todos os artesãos de Jataí que estão exercendo a profissão, cadastrados ou não na Associação de Artesãos, para uma palestra com a coordenadora estadual do Programa de Artesanato Brasileiro, Magali Gomes Machado. A palestrante falará sobre artesanato e também será feito o cadastramento dos artesão locais para participarem do PAB (Programa de Artesanato Brasileiro).
A palestra acontecerá dia 22/03/2010, segunda-feira, às 19h, no auditório Maria Eloá de Souza Lima, no Centro Cultural Basileu Toledo França, à avenida Goiás, 1433, centro (prédio da biblioteca pública). Maiores informações na Casa do Artesão: Av. Brasil, 610 - centro ou pelo fone: 3632-4009

sexta-feira, 12 de março de 2010

Homenagem a Nelson Pereira dos Santos

video

Algumas das capas dos principais filmes de Nelson Pereira dos Santos, iniciador do movimento do Cinema Novo, homenageado neste próximo dia 20 de março, às 20h, na sessão de estreia do Cineclube Nelson Pereira dos Santos.

quinta-feira, 11 de março de 2010

EXPEDIÇÃO TURÍSTICA FEMININA NA SERRA

No dia 06 de março de 2010, em comemoração ao dia da mulher, dia 08 de março, foi realizada a Expedição Feminina na Pousada das Araras. O evento faz parte da Programação Anual das "Expedições Turísticas -Ozorinho", projeto idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e organizado pela ACOTES- Associação dos Condutores de Turismo de Expedição de Serranópolis.
Várias programações foram oferecidas às mulheres que participaram da Expedição, entre as quais, palestra sobre a mulher com a Psicóloga Aline, trilhas, banho no lago natural, um delicioso almoço e um lanche servido de forma original em um carro de boi.
A próxima expedição, que será no dia 22 de maio, comemorando a “Semana Nacional de Museus", terá como destino uma fazenda decorada de elementos históricos, sendo a expedição feita de forma bastante original, através de carro de boi. Lá será servido um almoço, comidas típicas do município e músicas caipiras serão apresentadas.
As pessoas que se interessarem em participar desta expedição terão que fazer sua inscrição antecipadamente no CAT - Centro de Atendimento ao Turista de Serranópolis. Todas as expedições turísticas que foram planejadas para o ano de 2010 possuem caráter turístico, cultural, educacional e social, aliando lazer, conhecimento e integração social.

terça-feira, 9 de março de 2010

Estreia do Cineclube




Finalmente, neste final do mês, acontece a inauguração das atividades do Cineclube Nelson Pereira dos Santos, resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Associação de Amigos do Museu Histórico e o Governo Federal, através do Cine + Cultura. A proposta do Cineclube foi uma das selecionadas pelo governo federal para receber equipamentos de projeção e filmes da Programadora Brasil durante os próximos dois anos. Assim, o Cineclube realizará pelo menos uma sessão semanal de filmes da Programadora, por enquanto aos sábados, às 20h, com entrada franca. Com a adesão ao circuito brasileiro de cineclubismo, o Cineclube Nelson Pereira dos Santos deve também contribuir sendo referência para a produção audiovisual da nossa região.
Cineclube Nelson Pereira dos Santos
Dia 19 de Março – 20 h – Inauguração do Cineclube –Imagens de Jataí - 30’ -(sessão fechada para convidados)
Dia 20 de Março – 20 h – ESTREIA – Filme Rio 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos, 1955 – 100’
O monumental trabalho desenvolvido por Nelson Pereira dos Santos em Rio 40 Graus é visto como marco inicial de um movimento que revitalizou o cinema nacional e que o credencia como o precursor do Cinema Novo. O filme é um semi-documentário sobre a realidade social do Rio de Janeiro nos anos 50 retratado na visão de cinco meninos negros e pobres, que vendem amendoim durante o dia em alguns pontos turísticos da cidade. A luta dos garotos traduz a dura realidade do povo do Rio e revela diversas mazelas sociais da cidade que, ao longo dos últimos 55 anos, transformou o filme numa espécie de profecia do caos social das grandes metrópoles brasileiras

Ficha técnica: Título: Rio 40 Graus / Gênero: Drama / Ano-País: 1955 – Brasil/ Duração: 100 min / Diretor: Nelson Pereira dos Santos

Livros novos atraem leitores

A Biblioteca tem investido mensalmente 1 mil reais em novos livros todo mês, graças ao esforço para a melhoria do acervo. Coincidência ou não, isto tem representado um número crescente de novas inscrições de leitores. Dia destes foram 30 novas carteirinhas num único dia, segundo nossa funcionária Yolanda Guardiano Cardoso . Eis alguns títulos novos, dos quais, muitos voltados para o atendimento ao público juvenil, pensando na formação de novos leitores.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Show com Grace Carvalho



A cantora Grace Carvalho se apresenta neste dia 12, sexta, no Centro de Cultura e Eventos, ao lado do Arapucão, o novo espaço de apresentação artística da cidade, com o show musical dentro das comemorações da Calourada 2010 da UFG. O show que começa às 20:30h está com ingressos antecipados a R$ 10,00.

terça-feira, 2 de março de 2010

Calourada UFG - Cinema


A Calourada 2010 da UFG recebe neste dia 6, sábado, uma Mostra itinerante dos filmes do Festival Perro Loco 3. Antes, pela manhã a Calourada vai trazer filmes de temática ambiental, e haverá debate. O início está previsto para as 8h e o término às 11h30, no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Cóscia. Haverá ônibus saindo do campus Riachuelo às 7h30.

À tarde, a programação dos filmes começa às 14h, também no Centro de Cultura e Eventos. Os filmes são:

- A Vermelha Luz do Bandido_16min 47seg

2009, DVD, Cor / PeB, Documentário

Brasil / São Paulo / SP

- Augusto, um viciado em games_7min 30seg


2008, Outros, Cor, Animação

Brasil / Brasília / DF

- El camino de Roger_7min 26seg

2009, MiniDV, Cor, Documentário

Bolívia / La Paz - Brasil / Goiânia / GO

- La Ollera_12min

2009, Outros, Cor, Animação

Argentina / Córdoba

- La Tia Mima_29min 40seg

2009, MiniDV, PeB, Ficção

Argentina / Córdoba

- Pedra mole e água dura..._2min 15seg

2009, DVD, Cor, Animação

Brasil / Goiânia / GO

- Ser Tão_24min 59seg

2009, MiniDV, Cor / PeB, Documentário

- Túneles en el Rio_20min 45seg

2009, Outros, Cor, Ficção

Argentina / Buenos Aires

- Um filme mal montado_9min 44seg

2008, MiniDV, Cor, Documentário

Brasil / Rio de Janeiro / RJ

- Pra inglês ver_25m

2009, DVcam, Cor, Documentário

Brasil / Rio de Janeiro / RJ

E à noite, dois documentários, na Tenda do Campus Riachuelo

- Mehinako Ukayumai_ 21min, Documentário, 1998, Dir. Aiuruá Meinako

- Mapulawache, a festa do pequi _ 50min, documentário, 2008, Brasil, Dir. Aiuruá Meinako

segunda-feira, 1 de março de 2010

Oficinas de Arte em março



As Oficinas de arte para crianças que o MAC oferece agora no mês de março. Lembrando que são gratuitas.
INTERVENÇÃO NO MAC - 06/03
ARTE INDÍGENA - GRAFISMO - 13/03
ESCULTURA EM CONCRETO CELULAR - 20/03
FOTOGRAFIA - 27/03

No periodo matutino: 09 às 11h
vespertino: 14 às 16h