sexta-feira, 30 de julho de 2010

Filme deste sábado é um clássico do cinema infantil



O CAVALINHO AZUL
Sinopse

Era uma vez um menino, chamado Vicente, que tinha um cavalo, para seus pais, um velho pangaré marrom, bem feio e magro. Para Vicente, um lindo cavalo azul. Passando dificuldades, os pais vendem o pangaré para comprar mantimentos. Recuperar ser cavalinho azul é a missão e a aventura de Vicente.
Direção: Eduardo Escorel
Roteiro: Sura Berditchevsky e Eduardo Escorel
Ano: 1984
Classificação: LIVRE
Nesta quinta-feira aconteceu o encerramento da Oficina de Design de Moda no MAC, agora é só confeccionar a roupas usando tecidos das fiandeiras. A oficina para crianças foi de mosaico e, pela animação, elas continuam em agosto.

Oficinas de agosto no Criança faz Arte:
Dias 5, 7 e 8 - BONECOS DE SUCATAS
Dias 12, 14 e 15 - MINI-PIPAS
Dias 19, 21 e 22 - A MÃO COMO FANTOCHE - pintar a mão e acrescentar acessórios às figuras.
Dias 26, 28 e 29 - OBJETOS - com recursos da natureza, como galhos, folhas e flores secas, raízes, pedras, terra, areia, argila, cascas de frutas... As oficinas acontecem nas quintas, sábados e domingos, das 9h às 11h e das 14h às 16h e são gratuitas.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Mostra de Cinema Francês começa na quarta



Numa parceria da Secretaria de Cultura, Embaixada e Cinemateca Francesa, o Cineclube Nelson Pereira dos Santos abre semana que vem (quarta a sábado), a 1ª Mostra de Cinema Francês de Jataí. Os filmes escolhidos revelam o interesse francês por outras culturas. A primeira exibição é de um conjunto de 3 documentários, feitos respectivamente em 72, 87 e 99, sobre o regime do apartheid na África do Sul. Na quinta, um filme com temática argelina, na sexta, diversos curtas nos revelam as relações homem-mulher na África Negra. A programação faz parte ainda da Semana dos Calouros da Universidade Federal de Goiás.

Programação do Cineclube em agosto inclui Mostra de Cinema Francês




clique na imagem para nova janela e em seguida para ampliar

Lei de Incentivo Estadual receberá inscrições de projetos

ley goyazes

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Eventos do mês de agosto incluem mostra de cinema, mutirão, festival de pipas e teatro


Clique na imagem para nova janela e novamente para ampliar

Casa do Artesão ganha nova oficina



A Casa do Artesão está ganhando um galpão novo para as diversas oficinas que acontecem ali. As paredes, segundo Soraya, diretora da Casa, serão feitas de bambu que permite a entrada de luz e é ecologicamente correto. Prateleiras e mesa de pranchas vão melhorar o ambiente de trabalho de nossos artesãos. A primeira oficina deve ser de fibra de bananeira.

terça-feira, 27 de julho de 2010

2ª Edição do Concurso de Pipa


Será realizado no dia 22 de agosto, a partir das 07:30h, ao lado da ADIJ, a 2ª edição do Concurso de Pipa. Há uma grande expectativa por parte do público, pois alguns participantes da 1ª edição já vêm tralhando em seus projetos de pipas há algum tempo. E claro, quem não participou no ano passado tem a oportunidade agora. Venha e se divirta!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

modelagem em argila, dobradura e marionetes

A penúltima oficina do mês de julho para a criançada foi de modelagem em argila, dobradura e marionete.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Oficina de aquarela



As crianças aproveitam as oficinas de férias no MAC. Nesta quinta-feira foi a oficina de aquarela e pintura em objetos.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Curso de gestão cultural online e presencial em Goiânia


Curso de gestão em cultura é oferecido pela Fundação Getúlio Vargas e se compõe de duas etapas: uma à distância e a outra presencial. As aulas presenciais acontecerão em Goiânia no mês de novembro. Gestores e produtores devem realizar o curso que pode ser acessado aqui.
O QUE É:
O Programa de Capacitação é uma iniciativa da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Secretaria de Políticas Culturais do MinC, o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Itaú Cultural (IC). O programa é gratuito e seu objetivo é capacitar de forma continuada agentes culturais dos setores público e privado, no intuito de qualificar a demanda no setor cultural. Além disso, ele visa contribuir para a melhoria dos resultados dos projetos culturais, por meio da formação de uma nova cultura gerencial comprometida com a transformação dos setores público e privado, responsáveis pela administração da área cultural.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Mineiros visita o MAC



Visitas ilustres no fim de semana no MAC. As crianças para a oficina de pintura em madeira e papel bismarck e os alunos do curso de licenciatura em artes visuais de Mineiros que vieram visitar o 9º Salão Nacional de Artes, possível porque o Museu abre aos fins-de-semana.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Prorrogada a Mostra Infantil

A Mostra de Cinema Infantil fez tanto sucesso que pediram prorrogação. Assim, ela continua na próxima semana, de segunda a quinta-feira, sempre às 16h, no prédio da Biblioteca Pública. Na segunda-feira, um dos destaques é O Homem que Bota Ovo: O sapateiro Bonifácio e sua mulher, Suely, moram em uma cidadezinha do interior mineiro. Bonifácio adora a esposa e confia nela totalmente. Um dia, porém, ele encontra um amigo que lhe assegura que mulheres não conseguem guardar segredos. Bonifácio acha isso um desaforo, mas acaba aceitando a sugestão do amigo: contar um segredo para a esposa e esperar para ver...
video

Mostras de cinema em agosto e setembro

Em agosto e setembro teremos duas Mostras de Cinema na cidade. Em agosto, de 04 a 07, a Mostra de Cinema Francês, uma parceria do Cineclube Nelson Pereira dos Santos, Secretaria de Cultura e a Cinemateca da Embaixada da França. Em setembro, de 08 a 11, é a vez da Mostra dos filmes premiados no FICA.

Desenhando no MAC



As crianças continuam participando das oficinas de férias no MAC. Nesta quinta-feira foi a oficina de desenho. Brilhantes foi o adjetivo usado pela diretora do MAC.

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Futebol também é cultura


A Secretaria da Fazenda implementou o programa de troca de cupons por ingressos dos jogos da jataiense da temporada da série B. Aqueles que pagaram IPTU e ISS poderão fazer a troca equivalente de 50 reais para cada cupom com o que poderá adquirir um ingresso dos jogos da nossa Jataiense.
A Troca de ingressos acontece:
Na sexta-feira, 17, das 8 às 11 e das 13 às 17h.
No sábado, 18, das 8 às 12h.

Sessão de cinema supera as expectativas!



O público presente na tarde desta última quarta-feira superou as expectativas! As crianças encheram o auditório Maria Eloá para o 2º dia da Mostra de Cinema Infanto-Juvenil. E hoje tem mais, uma menina que tem um dragão em seu baú, uma traça na biblioteca e uma família de minhocas são apenas alguns dos diferentes e fascinantes personagens da sessão de hoje. Tragam suas crianças e não deixem que elas percam essas animações inteligentes, criativas e divertidíssimas!

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Mostra de cinema infantil continua hoje até sexta


Algumas dezenas de crianças e também adultos na exibição ontem da 1ª Mostra de Filmes Infanto-Juvenis. A sessão de hoje começa às 16h. Exemplo de título sugestivo de hoje é Historietas assombradas (para crinças malcriadas)

terça-feira, 13 de julho de 2010

Aulas gratuitas de música em julho



ESCOLA DE MÚSICA oferece duas semanas
de aulas gratuitas
Entre 19 e 30 de julho
No mesmo período estarão abertas matrículas para o 2º semestre


Expediente:

8h às 11h e 13h às 17h

Cronograma:
1-Aulas especiais de aptidão musical
2-Aulas avançadas “técnicas musicais” nos respectivos instrumentos
3-Vídeos relacionados a musica
4-Oficinas
5-Teoria musical
6-Ensaio aberto

Dias de atendimento dos professores e suas respectivas matérias:

19 e 20 - Jacó (Sopro)
21 e 22 - Fabrizia e Fabio (teclado, guitarra, contra-baixo)
23 e 26 - Papi Bordom (hapa)
27 e 28 - Marcelo e Paulo (viola, violão, acordeom, bateria)
29 e 30 - Bira (violão)


_____________________________________
Escola Municipal de Música Nestor Garcia de Assis
Avenida Brasil n °591- Centro CEP 75.800.000 Jataí - GO
Fone: (64) 3632-4123 – E-Mail: escolademusicanga@hotmail.com

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Cineminha de terça a sexta



Não se esqueçam de trazer as crianças na Mostra de Cinema Infanto-Juvenil de terça a sexta-feira sempre às 16 horas. O programa é imperdível.

82 crianças inscritas nas oficinas do MAC



Nas Oficinas deste sábado e domingo no MAC as crianças fizeram caixas com a técnica da xilogravura, desenhos e máscaras. A turminha está bem animada, o Museu já conta com 82 crianças inscritas.

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Caldos & Causos para jovens rurais


O Museu Histórico abre as portas amanhã à noite para um grupo de 40 jovens alunos do Módulo de Vivência Universitária ligado ao Projeto “Orientação e instrumentalização de jovens rurais para atuarem como agentes multiplicadores na organização sócio-produtiva de seus assentamentos”. Os jovens são dos Assentamentos Santa Rita, 3T e Rio Claro em Jataí e Lago do Bonfim e Três Pontes em Perolândia e do Acampamento do MST em Jataí.
A noite será de Causos & Caldos e contará com a presença também de participantes do projeto, colaboradores e convidados.

Oficina da quinta



Ontem, quinta-feira,as crianças compareceram no MAC mais uma vez para as oficinas de férias. Esta contou com a contribuição da Zuzu que ensinou a fazer caixinhas e depois finalizaram com a técnica da xilogravura. No próximo sábado tem outra oficina.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Cafundó, filme deste sábado

videoO filme deste sábado, que tem produção de Paulo Betti inclusive, fala da guerra do Paraguai da perspectiva dos negros que se alistaram e lutaram ao lado da monarquia brasileira. Um tema épico e pouco conhecido pelos brasileiros. Às 20h, no auditório do Centro Cultural Basileu Toledo França.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mostra de filmes infanto-juvenis



Semana que vem tem programação especial para crianças no Cineclube Nelson Pereira dos Santos, quatro dias com filmes infantis e infanto-juvenis especialmente escolhidos para este período de férias. As sessões sempre gratuitas ocorrerão de terça a sexta-feira, sempre às 16 horas, no Auditório Maria Eloá, no prédio da Biblioteca Pública.

Crianças visitam o MAC



Hoje, terça-feira, os alunos do Peti da vizinha Perolândia tiveram a oportunidade de visitar a exposição do 9º Salão Nacional de Arte. Comportadíssimos e interessados, segundo a nossa diretora Clara Lima. Muitos aproveitavam para conhecer Jataí.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dobraduras e máscaras

As oficinas para crianças começaram em julho de vento em popa. No sábado último foi a primeira, de dobraduras e máscaras.



As oficinas acontecem nas quintas, sábados e domingos, durante todo o mês de julho. São gratuitas, inclusive o material a ser utilizado. Uma opção imperdível para a criançada fazer arte.

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Filme de sábado, 20 horas

Cineclube Nelson Pereira dos Santos
apresenta neste sábado, às 20 horas



“Netto perde sua alma”, de Beto Sousa e Tabajara Ruas,RS,2001.FIC,102´
Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que, ferido em plena Guerra do Paraguai, está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor. Ouve o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontra um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu exilado no Uruguai.
14 ANOS

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Novos livros infantis

56 novos títulos estão disponíveis na seção de livros infantis da Biblioteca Pública. Formar novos leitores para os livros e a vida é a missão da biblioteca.

Recital



O tradicional auditório do ISG foi palco para o recital dos alunos da Escola de Música ontem. Já houve um convite para alguns se apresentarem na vizinha Serranópolis em agosto. E semestre que vem tem mais.