quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mês da criança no MAC



As oficinas do mês da criança no MAC serão:

Oficina de Brinquedos - dias 09 e 10
Intervenção Urbana - dias 14,16 e 17
Pintura Mural - dias 21, 23 e24
Máscaras - dias 28, 30 e 31

quarta-feira, 29 de setembro de 2010


A II Feira Cultural do Colégio Marcondes de Godoy apresenta esse ano a I Mostra de Vídeos Ambintais.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010



Estão abertas as inscrições para o curso de informática para a "melhor idade" no Telecentro da Secretaria de Cultura (que funciona no prédio da biblioteca). São 20 vagas, 10 no turno matutino e 10 no vespertino, e o curso é de noções básicas de computador e de internet. As inscrições devem ser feitas no próprio telecentro, no horário das 8 às 18h.

Lançamento de CD de pop-rock



CD da banda Derivada contou com patrocínio da Lei de incentivo 2008.

Escritor lança livro sobre as narrativas bíblicas



O conhecido Jesus Cristino, escritor de entre outros O Filho de Emiliana, lança nesta quinta-feira, dia 30 de setembro, seu último livro Crimes e Criminosos do Velho Testamento, uma leitura das narrativas bíblicas. O lançamento será às 20h no Centro Cultural Basileu Toledo França. Prestigiem!

Oficinas do MAC


Na oficina deste fim de semana as crianças colocaram a mão na massa, fizeram tintas naturais com urucum, açafrão, terra, carvão, giz e gema de ovo. "Arte com a Natureza" é uma atividade na qual as crianças acompanham e compreendem todo o processo de criação de tintas e ainda interagem com a natureza. Uma ótima oportunidade para estimular a criatividade e não se prender apenas dos materiais industrializados.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010


Alunos do 2ºano da Escola Municipal Clarindo de Melo se divertiram na Sessão Infantil do Cineclube

Érica de Melo

Na semana de luta pelos direitos dos portadores de necessidades especiais ocorreu outra oficina hoje com nova turminha da Escola Érica de Melo; visitaram a exposição "Um Olhar sobre o Cerrado" e fizeram pintura. Alguns fizeram releitura das obras expostas, fantástico!

Cineclube participa de lançamento nacional

Dia 2 de outubro/sábado - Lançamento Nacional do documentário TERRA DEU, TERRA COMETerra Deu, Terra Come é um filme cheio de encantos e encantamentos. Pedro de Alexina, 81 anos, comanda como mestre de cerimonias o funeral de João Batista, morto aos 120 anos. Documentário, memória e ficção se misturam para tecer uma história fantástica que retrata um canto metafísico do sertão mineiro. É preciso ver para crer. Vencedor do Festival É Tudo Verdade - 2010 Vencedor Melhor Filme da Mostra Panorâmica do Festival de Gramado

Os jovens da Érica de Melo também foram ao MAC

Oficina de hoje foi de Frotagem (com folhas) e Pintura com os jovens da Erica de Melo e de Mosaico: "Mosaico do cerrado" com as crianças. Amanhã tem mais...

Cineclube exibe sessão infantil nesta sexta-feira

Ser diferente é normal



alegria, diversão e cultura no Parque Ecológico Municipal Olhod'Água

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Artistas da APAE

Continuando as atividades do evento Ser Diferente é Normal e parte da Primavera dos Museus, que acontece esta semana, o MAC recebeu hoje os jovens da APAE que fizeram pintura e modelagem em argila. Saíram satisfeitíssimos, prometendo voltar...

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Ser Diferente é Normal. Deficiente é o Preconceito


A Secretaria de Cultura, a Escola Érica de Melo e a APAE –Jataí convidam a comunidade para o evento “Ser Diferente é Normal”, pelo Dia Nacional da Luta dos Portadores de Necessidades Especiais, para lembrar que a Cultura é de Todos e todos merecemos usufruir da Cultura. Na Praça do Olho d´Água vai ter música e dança, pintura mural e brincadeiras. A partir das 8h de Quarta-Feira, dia 22 de setembro.
SER DIFERENTE É NORMAL, DEFICIENTE É O PRECONCEITO.
Participem!

Oficinas de colagem

A oficina deste fim de semana no MAC foi de desenho da figura humana - "desenhando com tesouras". Ainda estudando sobre Picasso e Braque, as crianças usaram a técnica da colagem, eles(Braque e Picasso) foram os primeiros artistas a utIlizar essa técnica.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cineclube exibe neste sábado: Proibido Proibir

Primavera dos Museus no MAC


Na proposta do Museu de Arte Contemporânea para a Primavera dos Museus as crianças e o cerrado e um documentário sobre a obra de Krajcberg.
Inserida na Semana também a oficina do MAC na quarta-feira pela manhã na Praça do Olho d´água com crianças com necessidades especiais, comemorando o dia da árvore e chamando a atenção para a inclusão dos portadores de necessidades.

Os museus e as redes sociais


Já há alguns anos, os museus em Jataí participam do circuito promovido pelo IBRAM, Instituto Brasileiro de Museus. Neste ano, com o tema Museus e Redes Sociais, o IBRAM convida os museus filiados a refletirem sobre o seu papel de promotores da cidadania em redes. Assim, o Museu Histórico de Jataí convida a todos para participarem desta "4ª Primavera dos Museus".
As incrições para a oficina Tecendo em Rede, poderão ser feitas através do email museuhistoricojatai@gmail.com ou pelo telefone (64) 3632-4049. As vagas são limitadas e a taxa de inscrição é de R$ 5,00.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Missão Cruls no Memorial JK


O Memorial JK abre neste sábado, dia 18, a exposição “Missão Cruls” doada pelo Arquivo Público do Distrito Federal. A exposição relata os caminhos por onde passou a Missão responsável pela definição do que ficou conhecido como o quadrilátero Cruls (um retângulo, hoje conhecido como Distrito Federal). O material doado é composto de 15 banners, 2 mil folders impressos, livros e material didático em CD-ROM, que foram lançados em Brasília em comemoração aos seus 50 anos.
A exposição no Memorial JK em Jataí será aberta ao público às 10h de sábado.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Braque's e Picasso's no MAC

Neste fim de semana o MAC promoveu duas oficinas: de papietagem e monotipia. A papietagem é uma técnica que ganhou expressão nas mãos do pintor cubista Georges Braque, que a chamou de papéis colados. O papel deve ser rasgado em pedaços, sem uso de tesoura para a melhor junção das fibras. Qualquer objeto pode ser usado como forma; neste trabalho as crianças usaram folhas secas.
Já a segunda série, de monotipia, é um processo de gravura que dá origem a uma única cópia. Picasso e alguns contemporâneos utilizaram essa técnica. Para a preparação da placa de impressão as crianças usaram a fórmica e têmpera. Cada vez mais belos trabalhos destes artistas mirins.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Oficinas de argila

hoje,crianças do 1º ano da Escola Municipal Deputado Manoel da Costa Lima visitaram a exposição "UM OLHAR SOBRE O CERRADO" e fizeram oficinas de argila e gravura, trabalhando as texturas de tronco de árvore.

Cineclube lota sessão para os premiados do FICA

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Animações para crianças abordam o meio ambiente


A sessão do Fica Animado de hoje contou com as crianças da Escola Infantil do Sebastião Herculano. Amanhã às 16 horas tem mais, até sábado.

A dupla Gilnon e Vilobaldo, mestres da viola caipira, está promovendo o CD “Gilnon & Vilobaldo – violeiros da terra”, que acaba de sair do forno. O trabalho, que faz um resgate precioso do cancioneiro de viola, tem rendido inúmeras apresentações da dupla. Este CD teve apoio da lei municipal de incentivo à cultura (projetos 2009). A dupla pode ser contactada nos fones 64.3631-5392 e 9218-3425
Foi ontem a abertura da exposição "Um olhar sobre o cerrado". As obras foram produzidas pelas crianças do PETI de Perolândia-GO e curadoria de edilaine Freese. Inspiradas nas Obras do artista plástico Frans Krajcberg, polonês que veio para o Brasil em 1948 e que retira da natureza o material para executar suas obras e denunciar a barbárie do homem com a natureza. O material que ele usa para fazer suas enormes esculturas sáo árvores queimadas ou que a natureza já descartou. As crianças do PETI fizeram o mesmo, trabalhando com o cerrado e o resultado são estas belas Obras, em exposição até 02 de outubro.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

sábado, 4 de setembro de 2010

Cineclube exibe hoje: BATISMO DE SANGUE

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Cerrado inspira exposição



Até 02 de outubro no MAC

quinta-feira, 2 de setembro de 2010


A mostra jataiense do FICA é única a incluir sessão infantil.

Programação do Cineclube inclui Mostra do FICA 2010