sexta-feira, 29 de outubro de 2010

A última semana da Programação "Mês da criança" do Museu Histórico de Jataí contou com a presença do grupo de Escoteiros e o curso de Pedagogia da UFG.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010



No sábado, em cartaz no Cineclube, o premiado filme Baile Perfumado.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Museu Histórico e o MAC receberam hoje 42 alunos da Faculdade de Turismo do IFG de Goiânia numa viagem para conhecer os museus do interior.

Mostra paralela de animação para deficientes visuais


A noite desta terça-feira foi especial para o Cineclube, Secretaria de Cultura e principalmente para os portadores de necessidades especiais auditivas. A mostra paralela de animação para deficientes auditivos foi uma grande oportunidade de inclusão social para essas pessoas, pois são raros os eventos voltados para este público. A sessão foi uma grande conquista e um verdadeiro sucesso!

Mostra paralela de animação infantil


A Mostra paralela de animação infantil contou com a presença de pessoas da comunidade e alunos do Colégio Bom Conselho. As crianças se divertiram e aprenderam muito com a lições dos filmes. Ao final da sessão, foram distribuídos adesivos com temáticas dos curtas exibidos e sorteados alguns imporessos com brincadeiras de recortar e colar.

terça-feira, 26 de outubro de 2010


Jataí recebe dia 06 de setembro a encenação do texto Escola de Mulheres, um clássico de Moliére, pela Companhia Teatro Guará, a mesma que esteve em Jataí com o texto Romeu e Julieta.


Começa agora à tarde a Mostra Paralela dos filmes de animação, com a programação infantil. Hoje à noite são os filmes para deficientes visuais e auditivos.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010



Jataí vai participar com outras 400 cidades brasileiras do Dia Internacional da Animação (filmes em vários formatos: 2D digital,rotoscopia,stop motion,2D/3D,animação tradicional,pixilation...), no dia 28, quinta, a partir das 18h30 teremos a Mostra de Animação Goiana, às 19h30 a Mostra Internacional de Animação e às 20h30, a Mostra Nacional de Animação.

Antecedendo o Dia Internacional, vamos exibir também uma Mostra paralela no dia 26, amanhã: a Mostra de Animação Infantil, às 16h, a Mostra de Animação para Deficientes Visuais, às 19h30 e a partir das 20h30 a Mostra de Animação para Deficientes Auditivos. Clique nos links abaixo para a programação:
Mostra Infantil
Mostra Visual Adulto
Mostra Auditivo Adulto
Mostra Goiana
Mostra Internacional
Mostra Nacional

A intervenção no calçadão do MAC está quase concluída... as crianças estão bastante envolvidas com a Obra. O artista Maldonado Díaz esteve com as elas neste sábado, conversando, orientando e dando algumas dicas...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010



Os alunos do Colégio Alcântara de Carvalho que visitaram hoje a exposição do pintor Maldonado Díaz, bateram papo com o artista e desenharam.

Sucesso o filme lançado ontem em Jataí "Terra deu terra come". Um público atento e que se divertiu com o belo trabalho do jovem diretor Rodrigo Siqueira.

Sinopse
Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o
velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais.
Ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e
significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma auto-mise-en-scène instigante. No filme, não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é um conto, documentário ou ficção, o que é cinema e o que é vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro. link

O PETI e amigos estão organizando a 1° Cavalgada Noturna Beneficente de Jataí que se realizará no dia 04/12/2010 às 18h saindo do Lago JK com destino ao Parque de Exposições. A renda será destinada ao PETI para calçamento de duas quadras de esportes. Traga seu cavalo e convide os amigos para este ato de solidariedade: vamos ajudar 945 crianças atendidas de nossa cidade; ainda será servido uma janta na chegada e, após, terá um bailão com Rafael e Rondinelli e banda.
valor: 15,00 por pessoa
Cavalos para alugar, tratar com a patricia: 9967-5692
organização: Warlley 9611-9062 Ademar filho 9902-5375 Patricia 9967-5992 e PETI

Museu Histórico: "Mês da Criança"


Crianças do "Lar e Creche Marcondes Dias" e da "Escola Estadual José Manoel Vilela" participaram da oficina Brincadeiras Tradicionais no Museu Histórico de Jataí.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010




Crianças visitam a exposição Brinquedos e Brincadeiras no Museu Histórico que ficará aberta ao público até o dia 29 de outubro. Uma ótima pedida para a criançada e as escolas.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A Secretaria de Cultura abriu na noite de ontem, dia 19/10, no Centro Cultural Basileu Toledo França, a exposição do renomado artista venezuelano Maldonado Díaz. Ilustres convidados vieram prestigiar o evento.
Agradecemos imensamente as fotos cedidas pelo nosso amigo e parceiro Izaacci Zanacci, da Revista Oobah!

terça-feira, 19 de outubro de 2010


Cineclube apresenta nesta quinta-feira o premiado documentário do Festival É Tudo Verdade, às 20horas, no prédio da Biblioteca pública.

Assistam ao trailler aqui

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Arte näif



Amanhã a abertura da exposição "Alegria" do pintor venezuelano Maldonado Díaz, no Centro Cultural Basileu Toledo às 20h.
Vejam no link abaixo para acessar informações sobre o Festival de Caçu:
http://www.scribd.com/doc/38910748/PRIMEIRO-CACU-FESTIVAL-CULTURAL

As crianças ainda não conseguiram finalizar a obra em frente ao MAC..é muito chão... Mas está sendo uma atração à parte, com muitas crianças que estão passando na rua pedindo para participar.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010



A capoeira e um dos seus heróis são os temas do filme Besouro que o Cineclube exibe neste sábado, às 20h.

Município inscreve na dívida ativa proponente que não realizou projeto

O Sr. Claudinei Martins de Oliveira foi condenado em processo administrativo à restituir a quantia de R$ 8.325,00 (oito mil, trezentos e vinte e cinco reais) ao Município de Jataí. Ele foi beneficiado pela Lei de Incentivo a Cultura recebendo a quantia como apoio a projeto cultural de sua autoria, contudo, não prestou contas do dinheiro gasto, embora fosse notificado várias vezes para fazê-lo.

O débito imputado foi inscrito em Dívida Ativa sob nº 73268/1 e será executado judicialmente. O caso deverá ser encaminhado ao Ministério Público para averiguar possível responsabilidade penal.

Outros casos ainda estão sujeitos à restituição.

Renato Luiz Barbosa Brandão
Procurador da Divida Ativa

Clique na imagem para ampliar
O Museu Histórico está com bonita programação para o mês das crianças. Vale a pena levar a criançada.
Hoje as crianças iniciaram a intervenção urbana que está sendo realizada no calçadão do MAC. Estão achando o máximo! A obra ficará exposta fora do MAC atingindo mais público. Sábado e domingo deve estar pronta.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Exposição do CAPs continua
Os trabalhos em artesanato e pintura do CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) estarão em exposição até sexta-feira no CCBTF e podem ser adquiridos por preços abaixo do mercado. Confiram.

Juraíldes da Cruz faz show em Jataí no sábado


O SESC e a Secretaria Municipal de Cultura convidam a todos para o show com o cantor Juraildes da Cruz (Projeto Vozes de Goiás 2010) que acontece sábado, dia 16, às 20h30 no Centro de Cultura e Eventos Dom Benedito Domingos Cóscia (ao lado do Arapucão). O show de abertura será feito pelo nosso cantor Bira Sá (ou simplesmente Bira). O ingresso para o evento deve ser trocado por 2 litros de leite tipo longa vida (caixinha) na Secretaria Municipal de Cultura (3632-4037) ou na unidade do SESC Jataí (no SENAC, 3636-8866.

Juraíldes gravou seu primeiro disco, Cheiro da Terra, em 1990, contando com a participação de grandes nomes como Chiquinho do Acordeon, Sebastião Tapajós, Paulo Moura, Jaques Morelenbaum, Fernando Carvalho, Nilson Chaves, Mingo e Xangai.
Suas composições já foram gravadas por Pena Branca e Xavantinho, Xangai, Rolando Boldrin e Margareth Menezes, entre outros. Em 1994, Pena Branca e Xavantinho gravaram a composição de Juraildes “Memória De Carreiro”, que abre o CD Uma Dupla Brasileira.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Poesia



Formas, de María Susana Díaz Quijano, é poesia de primeiríssima qualidade. O livro encontra-se à venda na Biblioteca pública ao custo de R$ 10,00.


Bonita apresentação do Coral do Caps ontem no Centro Cultural Basileu Toledo França. Leitura de poesias de María "Susie" Díaz Quijano, pintura em telas e artesanato.Tudo pelo Dia Mundial da Saúde Mental.

Cineclube exibe neste sábado, dia 09/10: Boleiros, era uma vez o futebol


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Cineclube exibe sessão "cineminha" nesta sexta-feira, dia 08/10



Sessão de cinema para crianças

Caçu realiza festival de interpretação

A Secretaria de Cultura do município de Caçu realiza neste mês um Festival de interpretação musical e pede para que as Secretarias dos municípios vizinhos realizem as inscrições dos candidatos (7 no máximo para cada município). Regulamento e ficha de inscrição estão disponíveis na Secretaria de Cultura. Os contatos em Caçu para maiores informações são 64 - 92890405 ou 64 3656 - 6000.

PRIMEIRO CAÇU FESTIVAL - CULTURAL


Alunos da Escola Érica de Melo visitaram a exposição do CAPs hoje no Centro Cultural.
A abertura da Exposição Pulsações e Ex Cord no MAC ontem reuniu um público interessado. Hoje já 90 alunos da Escola Rural Maria Zaiden visitaram a exposição e fizeram Oficina de gravura (isopogravura.

Alunos do ensino médio aprendem sobre arqueologia no Museu Histórico.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Arqueologia no Museu


O Museu Histórico de Jataí recebeu hoje professores da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que explanaram para alunos do Ensino Médio sobre o curso de Arqueologia. A Arqueologia é uma ciência que não se restringe aos estudos de sítios arqueológicos reconhecidos, embora tenhamos aqui pertinho, um bem conhecido, e cujo fóssil mais importante encontra-se no Museu. Qualquer prospecção de grandes projetos, do tipo hidrelétricos, por exemplo, exige especialistas na área. Assim a justificativa da iniciativa do Museu e da PUC em divulgar o curso entre alunos do ensino médio.
foto: Folha de S. Paulo

Pulsações, Ex cord no MAC


Hoje à noite acontece a abertura da nova exposição de arte no MAC: Pulsações e Ex Cord. Eis o texto de apresentação da exposição: Ex Cord em latim significa de coração. A metáfora entre coração e arte é clara na imagem auto-entrega do coração por parte do artista ao outro simbólico que é afinal o observador.
São esculturas em bronze e mármore. Na exposição de litografias intitulada Pulsações, o tecido comprimido entre a pedra e a prensa absorve a tinta e traz imagens de anatomia e riqueza de detalhes reais e imaginários da fisiologia dos corações, onde mesclam-se veias, batimentos, sangue e músculos.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Início do curso de informática para melhor idade


Começou hoje no Telecentro Comunitário de Jataí as aulas do curso de informática para a melhor idade, com alunos acima de 40 anos. A procura pelo curso foi muito grande por parte da população e rapidamente todas as vagas foram preenchidas.

Alunos do 5º ano da Escola Municipal David Ferreira visitaram nesta manhã a mostra de trabalhos em tela, artesanato, música e livros que atenta para o Dia Mundial da Saúde Mental, no Centro Cultural Basileu Toledo França

segunda-feira, 4 de outubro de 2010


A Secretaria de Cultura e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) realizam nesta semana de 05 a 08 de outubro uma mostra de trabalhos em tela, artesanato, música e livros para chamar a atenção para o Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado no dia 10deste mês.
Os trabalhos foram realizados pela comunidade atendida no Centro de Atendimento Psicossocial. Além da pintura em tela ou madeira, artesanatos diversos como tapetes, panos de prato etc., que estarão à venda.