quinta-feira, 16 de julho de 2009

Complexo cultural Basileu Toledo França e Parque do Olho d'Água

Uma das primeiras iniciativas da Secretaria de Cultura foi elaborar um projeto propondo que o Centro Cultural - CCBTF e a Mata do Olho d'Água sejam finalmente espaços complementares. A Mata é importante referência histórica e afetiva para a cidade e, nos últimos anos, sofreu com depredação de seus mananciais e de sua flora. Ali devem ser construídos tablado para apresentações artísticas, quiosques e passarelas. No projeto, o Centro Cultural seria o Portal de entrada para a Mata que é, inclusive, um dos bens tombados pelo município na gestão anterior do atual prefeito.
A mata do Olho d'Água já foi açude, serviu como local de moradia, foi banheiro improvisado no´início do século XX e banheiro público azulejado... comportou até mesmo um pequeno e único zoológico da cidade.

O projeto da Secretaria sugere aproveitar a estrutura da caixa-d'água para construir um observatório de pássaros. O projeto já está em análise por uma grande empresa da região, que deve apoiar esta instalação de um novo espaço de cultura e lazer na cidade.