sexta-feira, 30 de abril de 2010

Cineclube tem sessão também aos domingos

A partir deste fim-de-semana, o Cineclube funciona também aos domingos (16h30) com programação específica para crianças e adolescentes. Na estreia, O longa Os Xeretas e a animação A lasanha assassina.




Sábado, 01/05/10, às 20h
Centro Cultural Basileu Toledo França, Avenida Goiás, 1433
“Janela da Alma”, de João Jardim, co-direção Walter Carvalho,RJ,2001.DOC,73´
“Cego Oliveira no sertão do seu olhar”, de Lucila Meirelles, CE/BA,1998,DOC/EXP, 17´

Os olhos são a janela da alma: este o mote do documentário de João Jardim e Walter Carvalho sobre a maneira como cegos e deficientes de visão “vêem” o mundo. O filme estrutura-se através de depoimentos, colhidos mundo afora, de personalidades como o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo Eugen Bavcar, a atriz Marieta Severo e um vereador cego. A certa altura, José Saramago afirma que somos cegos de tudo o que faz de nós um ser agressivo, egoísta e violento, num mundo de desigualdades e sofrimentos. Perfeito complemento é o curta-metragem sobre a vida do Cego Oliveira, tocador de rabeca no sertão do Ceará, dono de uma visão muito particular do mundo.
Fascinante a proposta autoral de Lucila Meirelles em recorte experimental, sustentado por fotos fixas, paisagens fora de foco, cadernos de cordel, artesanato popular, tudo isso composto em sinfonia audiovisual, ao som da rabeca e da voz do Cego cearense. Duração total: 90´
LIVRE




Domingo, 02/05/10, às 16h30
Entrada Franca
“Os Xeretas”, de Michael Ruman, SP, 2001, FIC, 86´
“ A lasanha assassina”, de Ale McHaddo, SP, 2002, ANIM, 8´

Não faz parte das tradições do cinema brasileiro aventurar-se pelo chamado "cinema de gênero", um cinema marcadamente desenvolvido pela e para a grande indústria hollywoodiana. Pois com Os Xeretas, Michael Ruman propõe uma adaptação para as nossas terras do cinema de aventuras infanto-juvenil, solucionando com bastante
humor e muita criatividade as dificuldades inerentes a realizar tal filme dentro da realidade de produção do cinema nacional. Como complemento, temos a animação de Ale McHaddo, A Lasanha Assassina, que carrega ainda mais nas tintas do humor ao brincar com os códigos do cinema de horror.
Duração total: 94´
10 ANOS